Sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa, homenageou os 50 anos da Ceasa Paraná. Proposta do deputado estadual Alexander Curi (PSD), a cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e do diretor-presidente da empresa Éder Eduardo Bublitz.
“A Ceasa Paraná é referência no Brasil. Esse reconhecimento é mais do que merecido àqueles que colaboram ou colaboraram de alguma maneira nesses 50 anos de história, levando alimentos de qualidade à mesa dos paranaenses”, diz Curi.
Empresa de economia mista, vinculada ao sistema da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Ceasa Paraná administra cinco unidades atacadistas de hortigranjeiros – em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
“É sempre importante reconhecermos esse trabalho, esse marco de termos uma organização. Antes, era uma confusão em diversos espaços, comércio de rua, e conseguimos dar um sentido para tudo isso. Em nome do governador Ratinho Júnior, precisamos agradecer a colaboração de cada um”, ressalta o secretário Ortigara.
Além da organização dos permissionários para a venda de seus produtos, a Ceasa Paraná também tem responsabilidade social. Atualmente, mais de 150 mil pessoas e 150 entidades recebem alimentos que seriam descartados, mas que são aproveitados por programas sociais.
“Ela se sobressai tanto no atacado de hortigranjeiros como em programas sociais desenvolvidos com o apoio dos produtores e dos permissionários para atender famílias e comunidades em vulnerabilidade alimentar”, afirma Éder Bublitz.
Foram homenageados ex-funcionários, produtores, permissionários atacadistas e carregadores. Eles receberam placas alusivas aos trabalhos realizados junto à comercialização e abastecimento de hortigranjeiros e flores para as comunidades e municípios do Estado.
“Essas pessoas fazem parte dessas cinco décadas que consolidaram a missão da Ceasa de promover a segurança alimentar, reforçando valores como o da responsabilidade social, sustentabilidade ambiental, integridade e comprometimento com uma atuação cada dia mais profissionalizada e ética”, conclui o deputado Alexandre Curi.
Foto: Orlando Kissner/Alep