A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta quarta-feira (15), a criação de três novas comissões temáticas: Igualdade Racial; Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Minas, Energia e Água. Com isso, a Casa passa a ter 29 comissões permanentes. A criação das novas comissões se deu através de um Projeto de Resolução da Mesa Executiva da Assembleia e foi a primeira proposição de 2023 aprovada pelo plenário.
Primeiro secretário da Assembleia, o deputado Alexandre Curi (PSD) explicou que as novas comissões atendem demandas da sociedade. “São temas de grande relevância perante a sociedade, que nos cobrava um debate mais específico sobre essas áreas. E todos os deputados entenderam que são temas pertinentes, que aproximam a Assembleia da população e que não eram atendidos pelas comissões que já temos na Casa”, disse.
O projeto de resolução foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária desta quarta-feira e em segunda votação, em uma sessão extraordinária realizada logo em seguida. Dispensada de redação final, a Resolução já passa a vigorar e seus membros já foram indicados pelos partidos.
A comissão de Igualdade Racial será presidida pelo deputado Renato Freitas (PT), a dos Direitos da Pessoa Idosa por Cobra Repórter (PSD) e a de Minas e Energia por Luís Corti (PSB).
O projeto de resolução também permite a criação de até sete blocos parlamentares temáticos na Casa, destinados a tratar de assuntos do interesse dos paranaenses.