Uma reunião realizada nesta terça-feira (07) na Assembleia Legislativa do Paraná discutiu as relações internacionais entre o Estado e consulados de 13 países com representação no Paraná. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e o primeiro secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), receberam nesta terça-feira (07) representantes da Sociedade do Corpo Consular do Paraná. Durante o encontro, discutiram-se estratégias para fomentar os laços culturais, políticos e econômicos entre o Paraná e os países representados.
A guerra fiscal entre os estados brasileiros, a Reforma Tributária, as viagens diplomáticas do governo estadual e programas de estado, como o Paraná Competitivo e o Paraná Investe, estiveram na pauta de discussão. Na visão do presidente da Assembleia, a reunião foi fundamental para o alinhamento entre o Poder Legislativo e o Corpo Consular. “Queremos estreitar uma relação harmônica com a perspectiva de trazer investimentos ao Estado do Paraná. A Assembleia é o ponto de encontro de todos, é o sustentáculo da democracia. Estamos sempre abertos ao diálogo, dentro do espírito do bom relacionamento”, disse Traiano.
Segundo ele, a Assembleia pode funcionar como ponte entre os atores envolvidos nas relações internacionais do Paraná e países interessados em investir. “A integração entre o Poder Legislativo e o Corpo Consular é fundamental para atrairmos investimentos. Estes laços contribuem para o crescimento cultural, social e econômico de nosso Estado”, completou. A opinião é semelhante a do primeiro secretário do Poder Legislativo. “Através do diálogo, queremos estreitar nosso relacionamento e laços culturais, econômicos e políticos com estes países. Também pretendemos ouvir as empresas de fora do País. Dessa forma, podemos discutir caso-a-caso com o governo. Temos condições de dar a todos as ferramentas para o empresário investir no Paraná”, avaliou Alexandre Curi.
DNA internacional
Para o presidente da Sociedade do Corpo Consular do Paraná e Cônsul Honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson, o encontro serviu para estreitar os elos entre os países e o Paraná. “É ótimo estar nesta Casa nobre representando o Corpo Consular, que tem mais de 50 anos e representa mais de 30 países. Estamos aqui buscando estreitar os laços com o Poder Legislativo, entendendo as prioridades para trabalharmos juntos. O Paraná tem DNA internacional, por isso somos grandes parceiros. Estamos sempre buscando investimentos, projetos culturais e engajamento político entre o Estado e todos estes países”, afirmou Patterson.
O cônsul honorário da Alemanha, Andreas F.H. Hoffrichter, lembrou que as relações entre o país que representa e o Paraná já rendem frutos. Ele informou que uma empresa alemã está investindo no município de Toledo para a instalação de uma usina de biogás. “Os investimentos passam de R$ 80 milhões”, disse.
Além deles, participaram do encontro Sebastian Gonzalo Bertuzzi, representante do Consulado argentino; Marcelo Grendel Guimarães, cônsul honorário de Bangladesh; Nizar Hussein Hachem, cônsul honorário da República do Líbano; Gourg Abdullah, cônsul honorário da República Árabe da Síria; Rui Lemes, cônsul honorário da República Tcheca; Manuela Merki, cônsul honorária da Suíça; Salvatore Di Venezia, cônsul geral da Itália; Hamada Keiji, cônsul geral do Japão; João Casillo, cônsul honorário do Reino da Bélgica; Ardisson Naim Akel, cônsul do Reino do Marrocos; Celso Santiago Riquelme, cônsul geral do Paraguai; além de Paulo Fernando Pinheiro Machado, chefe substituto do Escritório Do Itamaraty no Paraná.