Todos os 162 municípios paranaenses com até 7 mil habitantes terão 100% do seu perímetro urbano asfaltado, no maior programa de pavimentação da história do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou, nesta terça-feira (04) o programa Asfalto Novo, Vida Nova – uma parceria do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa do Paraná, que vai levar asfalto, calçada, galeria pluvial, paisagismo e iluminação de LED para os menores municípios do estado.
Ao todo, serão investidos R$ 500 milhões no programa, dos quais, R$ 200 milhões são frutos da devolução, por parte da Assembleia Legislativa, dos recursos economizados pelos 54 deputados estaduais na execução do Orçamento da Casa.
A previsão é que, nesta etapa, as pavimentações totalizem cerca de 350 quilômetros de extensão, o equivalente à distância entre Curitiba e Guarapuava. As vias também receberão calçamento com acessibilidade e galerias de águas pluviais. O programa prevê ainda a substituição de cerca de 77,5 mil lâmpadas convencionais pelas de LED, que iluminam mais gastando menos energia elétrica, em todos os municípios contemplados.
“Não se trata apenas de asfalto novo, mas de um projeto completo de urbanização, com responsabilidade ambiental, acessibilidade, e que leva mais segurança aos municípios”, afirmou o governador. “É uma iniciativa audaciosa, que envolve cerca de 350 quilômetros de pavimentação em cerca de 160 municípios, feita pelo Estado com o apoio fundamental da Alep, demonstrando o ambiente de paz e união política que construímos no Paraná”, acrescentou Ratinho Junior.
Primeiro secretário da Assembleia, o deputado estadual Alexandre Curi tratou diretamente da devolução dos recursos por parte da Assembleia. “Hoje é o grande dia, o início da realização do sonho de famílias que há 30 anos esperam por asfalto nas ruas de suas casas. Além de trazer qualidade de vida e desenvolvimento urbano, o programa auxilia, inclusive, na segurança, com a nova iluminação e a redução de acidentes, e na saúde, melhorando a qualidade do ar dos municípios, o que influencia diretamente na redução de doenças respiratórias”, disse. “Como primeiro-secretário da Assembleia, responsável pela gestão destes recursos, e como deputado estadual municipalista, que representa 52 dos municípios beneficiados, hoje é daqueles dias que nos dá orgulho de fazer política”.