A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de lei apresentado pelo deputado Alexandre Curi (PSD) que institui outubro como o Mês de Conscientização, Valorização e Defesa das Pessoas com Nanismo. O “Outubro Verde” passaria a integrar o Calendário Oficial de Eventos com palestras, campanhas, mobilizações e outras atividades que promovam a divulgação dos direitos relativos as pessoas com Nanismo.
A intenção seria ampliar a conscientização do respeito às diferenças, com enfrentamento de estigmas e preconceitos contra as pessoas com nanismo; estimular a sociedade, setores públicos e privados, dos direitos e da acessibilidade garantida as pessoas com nanismo e incentivar ações que destaquem o uso do símbolo da cor verde o mês de conscientização, valorização e defesa dos direitos das pessoas com nanismo.
O projeto também destaca a importância da luta pela acessibilidade como condição fundamental para a democratização dos espações físicos e dos direitos fundamentais das pessoas, adaptando os ambientes para a livre utilização e acesso de todos.
Alexandre Curi destaca que, no mês de outubro, especificamente no dia 25, também é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Nanismo. No país, a Lei nº 13.472/2017, institui o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo.
“Desejamos, com este projeto, que se promovam ações para conscientizar a sociedade sobre os direitos relativos às pessoas com nanismo, valorizando o respeito às diferenças, enfrentando estigmas e preconceitos”, destacou Curi. O Nanismo é uma mutação do DNA que faz com que interfere diretamente na estatura do ser humano. Há mais de 400 tipos de nanismo identificados pela literatura médica, que se diferenciam por singelas características.