Deputados estaduais, lideranças regionais, prefeitos e outras autoridades estiveram reunidos nesta quinta (17), em Santo Antônio da Platina, na Efapi (Exposição Feira Agropecuária e Industrial) em mais uma edição da Assembleia Itinerante. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, tem como objetivo democratizar o Poder Legislativo e discutir os problemas e soluções com os cidadãos paranaenses, diretamente aonde eles vivem. Ao todo, mais de 2 mil sugestões, reivindicações e demandas foram recebidas desde o início do projeto, em março.
“Sempre digo que a política só tem razão de existir se for para melhorar a vida das pessoas. E só conseguimos melhorar a vida das pessoas se formos até elas, ouvir seus problemas, suas aspirações, compreender suas necessidades. E é isso que fazemos tirando os deputados e a estrutura da Assembleia do Centro Cívico de Curitiba e levando para as diversas regiões do Estado”, comentou o primeiro-secretário da Assembleia, Alexandre Curi.
Na ocasião, diversas entidades de Santo Antônio da Platina entregaram seus pedidos, bem como a população em geral, diretamente no estande. Também foram recebidas demandas regionais, assinadas pela Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). Entre elas, estão: o fortalecimento do turismo regional e da agricultura familiar; pavimentação da PR-436 entre Ribeirão do Pinhal e Ibaiti; duplicação da PR-092; construção do Aeroporto em Ribeirão Claro; asfalto ligando Siqueira Campos a Santana do Itararé; asfalto ligando Salto do Itararé a Carlópolis (PR-151) e a inserção do aeroporto de Siqueira Campos no Programa Voe Paraná.
Com relação às 2 mil demandas já recebidas, Curi deu um feedback aos participantes da sessão especial: “Elas estão sendo avaliadas uma a uma, catalogadas e encaminhadas, ou para tramitação na Assembleia ou como indicação para o Poder Executivo, nas questões que são de competência do Governo do Estado. Nenhuma proposição ficará sem resposta. A presença do governador aqui deixa clara a nossa parceria e nos dá a certeza que as demandas apresentadas também serão analisadas e tratadas com empenho pelo Poder Executivo”.
Um dos destaques ficou também pela presença do governador do Paraná, Ratinho Jr, que assim como em Castro, prestigiou mais uma vez a iniciativa da Assembleia. “É um projeto fantástico, que coloca o parlamento estadual próximo dos municípios, das regiões, e debate uma série de assuntos importantes do estado”, declarou. Londrina, Maringá e Paranaguá também já receberam o evento.