Assembleia integra Rede de Inovação do Setor Público do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná é um dos 10 órgãos públicos do Estado a aderir à Rede de Inovação do Setor Público do Paraná, lançada oficialmente nesta terça-feira (30) no Tribunal de Justiça do Paraná. A Rede InovaPR é uma iniciativa colaborativa que reúne diversos órgãos públicos estaduais, com o objetivo de transformar a administração pública por meio da inovação. A rede pretende fomentar a troca de conhecimentos e práticas inovadoras, tornando a gestão pública mais eficiente e alinhada com as expectativas da sociedade moderna.

Além da Assembleia e do TJPR, compõem a rede o Governo do Estado, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público do Estado do Paraná, a Defensoria Pública do Estado do Paraná, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, a Justiça Federal do Paraná e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

A Rede InovaPR tem como objetivos principais incentivar a cultura da inovação nos órgãos públicos, estabelecer parcerias estratégicas para desenvolver soluções inovadoras, capacitar e desenvolver profissionalmente os servidores públicos em práticas de inovação e implementar projetos piloto que demonstrem o impacto positivo da inovação.

O projeto está alinhado às diretrizes estratégicas do Estado do Paraná e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que tange à promoção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas. A Rede de Inovação também visa estabelecer um ambiente colaborativo entre diferentes entidades e níveis de governo, promovendo a troca de informações e metodologias através de uma plataforma de colaboração.

“Estamos com um Comitê de Planejamento Estratégico instalado na Assembleia, para criar o planejamento da Casa para os próximos anos e ‘Inovação’ é um dos pilares do trabalho deste comitê, que nos elencará diversas ações a serem tomadas a partir de 2025. Certamente teremos muito a colaborar com essa rede de inovação e, também, aplicaremos muitas das soluções já adotadas em outros órgãos no trabalho da Assembleia Legislativa”, comentou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD).

Alexandre Curi