DER-PR publica edital para duplicação do 3º lote da PR-466 entre Turvo e Pitanga

O Governo do Estado do Paraná, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), lançou nesta quinta-feira (17) o edital para as obras de duplicação do 3º lote da PR-466, que terá 45 km de extensão, entre os municípios de Turvo e Pitanga, na região Central do estado. A obra será o segmento final da duplicação total do trecho da rodovia que liga Guarapuava a Pitanga, uma reivindicação histórica da população do centro-sul paranaense.

A obra contará com pistas de concreto, retornos do tipo “U” nas interseções em nível, disciplinando o tráfego e o acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais. Também serão realizadas melhorias nos acessos, com passeios equipados com piso tátil e sinalização renovada.

O deputado estadual Alexandre Curi destacou que a duplicação da rodovia é resultado de uma grande parceria entre os poderes Legislativo e Executivo. “Era um sonho da população, viabilizado graças ao trabalho conjunto com o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, e com nosso governador, Carlos Massa Ratinho Júnior.”

Atualmente, o primeiro trecho de 11 km da duplicação, que vai de Guarapuava ao Distrito de Palmeirinha, já está em obras, com máquinas e trabalhadores no local. O segundo, de Palmeirinha a Turvo, entrou na fase de licitação.

Com um investimento superior a R$ 1 bilhão, a duplicação entre Guarapuava e Pitanga é considerada um marco histórico para as regiões Centro-Sul e Central do Paraná, que apresentam os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

“Essa iniciativa vai melhorar a mobilidade, facilitar a logística, gerar empregos e, acima de tudo, proporcionar mais qualidade de vida para os moradores da região”, ressaltou Alexandre Curi.

Alexandre Curi