A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (27) projeto de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) que concedeu a Cafezal do Sul o título de Capital da Cavalgada. A prática é uma das características marcantes do município que se destaca nacionalmente e atrai público de vários estados.
Segundo Curi, a história de Cafezal do Sul está ligada às cavalgadas, das quais inclusive ele vem participando. “Já tive oportunidade de acompanhar essa festa tradicional que reúne muitas famílias apreciadoras dessa manifestação cultural”, disse.
Emancipado em 1993, quando se desmembrou de Iporã, o município se caracterizou desde o início pelo transporte de pessoas e da produção com o uso de cavalos ou por meio de veículos de tração animal.
Assim, iniciou-se a realização anual das cavalgadas, como símbolo de representação da cultura local. O evento “Cavalgada de Cafezal do Sul” passou a ser amplamente conhecido, atraindo vários turistas todos os anos. Ele acontece em apenas um dia, mas as festividades se iniciam até quatro dias antes, quando cavaleiros e tropeiros começam a chegar na cidade com seus animais.
Notoriedade
A cavalgada ficou tão conhecida que é citada no livro “Histórias do Paraná”, que ressalta a sua notoriedade. Mas, de acordo com Alexandre Curi, a vocação da comunidade vai além deste evento. “Existem projetos para implantação de uma escola de equitação rural para crianças, com equoterapia, e implantação de um Centro de Reprodução Animal para melhorar a qualidade do rebanho do município”.
Soma-se a isso, a realização de torneios e provas de laço, a realização de leilões, de rodeios e de festas – todas promoções envolvendo equinos e que passaram a fazer parte da identidade cultural do município. “Por esses fatos, Cafezal do Sul merece ser reconhecida com o título de Capital da Cavalgada”, concluiu o deputado Curi.
Foto: Alep.