Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), aprovado nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Paraná, concede o título de Capital Estadual dos Muladeiros a Nova Tebas.
Localizado na região Central do Estado, o município de nove mil habitantes se destaca na agricultura familiar, possuindo certificações orgânicas, e pelas unidades de conservação, que abriga muitas cachoeiras.
Entretanto, Nova Tebas, que foi desbravada em cima de burros e mulas, fato comprovado por meio de objetos antigos encontrados nas regiões de desenvolvimento pecuário, também se evidencia pelas comitivas de muladeiros.
“O município conta com diversas marchas que utilizam mulas. Essa atividade passou de um costume local à atração turística. Podemos afirmar que são os maiores eventos do gênero no Estado. Isso justifica esse título que vai dar mais visibilidade a essa atividade que já é uma tradição nessa região”, explica Curi.
Desde 2015, todos os anos, os muladeiros de Nova Tebas realizam uma romaria com destino ao Santuário de Santa Rita de Cássia, no município de Lunardelli. Eles andam cerca de 95 quilômetros em três dias, mantendo hábito simples dos antepassados.
“Às vezes, a comitiva conta com mais de 120 muladeiros, envolve centenas de famílias e impacta, diretamente, no turismo e na economia de Nova Tebas. É importante a gente oficializar, colocar no calendário do Estado essa atividade”, resslata o deputado Curi.
O projeto foi aprovado em duas votações e aguarda a aprovação em redação final para ser enviado à sanção do Poder Executivo.
Foto Orlando Kissner/Alep