O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ressaltou nas edições da Assembleia Itinerante, realizadas no último dia 12, em Umuarama, e 14 de fevereiro, em Paranavaí, que o Poder Legislativo tem sido protagonista, junto com o Governo do Estado, na melhoria da infraestrutura dos municípios paranaenses.
“O Poder Legislativo tem devolvido 40% do seu orçamento todos os anos aos cofres do Estado. E o compromisso é que 100% deste valor seja destinado a projetos de infraestrutura urbana, para melhorar a qualidade de vida dos nossos municípios”, afirmou Alexandre Curi. “Em 2025, a nossa meta é transferir R$ 500 milhões ao Poder Executivo. Este é um dinheiro do povo do Paraná, que retorna para a sociedade através de melhorias nas cidades”, acrescentou.
Curi explicou que as sessões itinerantes têm como objetivo colher reivindicações e sugestões locais e regionais, mas também é o momento em que a sociedade pode conhecer melhor o legislativo. Ele citou a destinação de recursos da Assembleia para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, para pavimentação de 100% de vias urbanas. “Iniciamos em cidades de até sete mil habitantes e agora estamos chegando aos municípios de 50 mil habitantes”, explicou. “É uma transformação na vida de moradores de 363 cidades”.
Além do programa de pavimentação, que também inclui a modernização da iluminação das vias, a Assembleia contribui com recursos para a construção de 300 creches no Estado. “É o maior programa do gênero no Brasil. O orçamento do legislativo também foi utilizado para aportes ao Fundo Estadual da Mulher, apoio à construção do Hospital Erastinho e para ampliação do Hospital Pequeno Príncipe, duas referências no atendimento de crianças.
Proximidade – “A Assembleia está fazendo avanços significativos para ficar mais próxima da população. Além de coletar as demandas por obras ou programas, por exemplo, e encaminhá-las ao Executivo para que possam ser incluídas no orçamento do Estado, estamos mostrando o que acontece dentro da Assembleia, dando publicidade à destinação de recursos que pertencem à sociedade paranaense”, afirmou o deputado Alexandre Curi.
O presidente da Assembleia relatou que mais de 350 mil paranaenses já puderam interagir com seus representantes nas sessões especiais de interiorização do Parlamento estadual. A iniciativa já passou por 19 cidades e resultou na coleta de quatro mil sugestões, reivindicações e requerimentos que atendem interesses das regiões. Segundo Curi, neste ano a meta é realizar mais 15 eventos, em todas as regiões do Estado.