No dia em que completa 76 anos, a cidade de Maringá, no Noroeste do Paraná, passa a ser sede do Poder Legislativo do Paraná. Entre está quarta-feira (10) e o próximo sábado (13), a cidade recebe a segunda edição da Assembleia Itinerante, programa da Assembleia Legislativa do Paraná que visa aproximar o parlamento da população, levando sua estrutura e os deputados para diversas cidades do interior do estado.
Nesses quatro dias, os visitantes da 49ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – A Expoingá 2023 – poderam visitar o estande da entidade e interagir diretamente com os deputados estaduais, uma grande oportunidade para que os cidadãos e entidades apresentem demandas e reivindicações que muitas vezes não chegam até os políticos.
Um dos principais objetivos da Assembleia Itinerante é aproximar a população da política e do processo legislativo, incentivando a participação popular e a democracia participativa. Além disso, é uma oportunidade para que os deputados conheçam de perto as necessidades e realidades das diferentes regiões do estado, o que pode contribuir para a elaboração de políticas públicas mais efetivas.
Na primeira edição, realizada em Londrina, 58 demandas foram recebidas. No momento, elas estão sendo analisadas pelos departamentos técnicos da Alep e muitas delas vão virar projetos de lei, indicações ou serão encaminhadas aos responsáveis no Poder Executivo.
Além de permanecer com um estande aberto ao público para interagir diretamente com os deputados e conhecer mais sobre o que faz o Poder Legislativo paranaense, no dia 11, a partir das 19h, no Centro de Eventos II da Expoingá, um grande evento aberto ao público será realizado para receber as reivindicações da população e homenagear personalidades de Maringá e região. Os deputados estaduais da região recebem entidades do agronegócio e da sociedade civil organizada para ouvir demandas e sugestões. Além disso, 30 pessoas vão receber título de menção honrosa.
Segundo o primeiro-secretário da Assembleia, Alexandre Curi, a Assembleia Itinerante reforça a importância do diálogo entre os representantes políticos e a sociedade. “Com esse evento, é possível estabelecer um canal de comunicação entre os cidadãos e os deputados estaduais, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e participativa”, disse. “Eu, como deputado municipalista, sempre defendi essa descentralização do poder, o que possibilita atendermos as demandas regionais e municipais”, completou.