Assembleia Itinerante em Maringá envolve população, prefeitos e entidades da região

A Assembleia Itinerante, iniciativa de democratização do Poder Legislativo do Paraná, realizou na última semana, mais uma edição de sucesso. Durante a 49ª Expoingá (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá), o evento proporcionou uma grande oportunidade das lideranças e entidades representativas apresentaram as demandas municipais, regionais e interagirem diretamente com os deputados estaduais.

Além da sessão especial promovida pela Assembleia no dia 11, onde as demandas foram entregues oficialmente e 35 personalidades e autoridades da região foram homenageadas, uma reunião de trabalho com os prefeitos da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) foi realizada para discutir e conhecer as reivindicações mais de perto.

Entre as demandas debatidas na reunião de trabalho estiveram a efetivação de novos policiais militares em treinamento; viabilidade da realização de voos noturnos do helicóptero do SAMU; viabilização do funcionamento do Hospital da Criança; possibilidade dos consórcios públicos receberem recursos de fundo a fundo entre outras.

No campo da infraestrutura, os prefeitos pediram a pavimentação da Rodovia PR-461 que liga Ângulo a Maringá e da Rodovia PR-547 entre Itambé e São Pedro do Ivaí. Além disso, foram solicitados repasses para operações tapa-buraco e melhorias da Rumo Logística.

“Outro ponto interessante solicitado nessa reunião com os prefeitos foi a volta dos escritórios regionais do Paranacidade, que têm uma importância na assessoria e contato direto com as demandas das prefeituras, principalmente as pequenas, que às vezes não possuem uma equipe especializada na elaboração de projetos”, analisou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.

Curi comemorou a consolidação do evento em sua segunda edição e destacou que a itinerância da assembleia é uma prática de democracia direta, permitindo além do conhecimento dos deputados e transparência do trabalho desempenhado pelo Poder Legislativo, a participação efetiva da comunidade nas decisões que afetam suas vidas.

“Mais uma vez, o objetivo da Assembleia Itinerante foi alcançado com a passagem do Poder Legislativo por Maringá. Nosso stand esteve lotado durante todos os dias em que os deputados estiveram na ExpoIngá, dezenas de reivindicações foram recebidas, tanto por parte das entidades, quanto dos prefeitos da região e dos cidadãos, na nossa urna. Estamos no segundo evento e, a cada vez, vamos aprimorando a programação para tornar nossa passagem pelo interior cada vez mais produtiva e com mais participação da comunidade local. A reunião com os prefeitos da Amusep, na sexta-feira, foi um exemplo disso. Abrimos a palavra para todos os prefeitos da região e recebemos uma série de reivindicações muito bem embasadas que, agora, serão analisadas dentro dos trâmites do Legislativo e poderão ser transformadas em projetos de lei ou encaminhadas para o governador Ratinho Junior”.

Alexandre Curi