As associações comunitárias desempenham um papel crucial no fortalecimento das comunidades locais e na promoção do bem-estar geral. Pensando na valorização do trabalho desempenhado no Paraná por todas elas, uma sessão solene foi realizada na terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná, para homenagear e congratular os 37 anos da Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana). A cerimônia foi proposta por Alexandre Curi e Maria Victória, 1º e 2º secretários da Casa. “É um privilégio viver num estado onde as pessoas sabem da importância de arregaçar as mangas e construir juntos as soluções do nosso entorno”, disse Curi, na abertura do evento.
As associações comunitárias reúnem pessoas que compartilham interesses e preocupações comuns. Elas promovem o estímulo à participação cidadã na tomada de decisões e a construção de relacionamentos e laços sociais e culturais, fortalecendo o senso de comunidade e o espírito de vizinhança. Também buscam constantes melhorias, em todos os segmentos como saúde e infraestrutura, junto aos órgãos responsáveis. Em Curitiba e na região metropolitana, são mais de 1.500 organizações. Já no Paraná, o número passa de 4.500.
Fundada em março de 1986, objetivo central da Femoclam é promover a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães e grupos similares, representativos das diferentes comunidades. Além disso, busca promover e contribuir para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores e luta por políticas públicas consistentes, atendendo as reais demandas de cada comunidade.
Na cerimônia, foram entregues 1.200 diplomas, valorizando diversos representantes do movimento comunitário paranaense. “Vejam em mim um parceiro do movimento comunitário. Como deputado estadual, sou reconhecido pelo meu trabalho municipalista, de ir às cidades entender e atender as demandas específicas de cada um dos nossos municípios. Se a vida do Estado ocorre nas cidades, é nos bairros, em cada comunidade, que acontecem as demandas da cidade”, completou Curi.