“A Região Central do Paraná está recebendo uma atenção especial do Governo do Estado. O investimento de R$ 409 milhões para duplicar a ligação entre Guarapuava e Pitanga está entre os maiores projetos que o Estado já fez na região”. A avaliação é do deputado Alexandre Curi (PSD), ao comentar o anúncio das obras na PRC-466, autorizadas pelo governador Ratinho Junior nesta terça-feira (07).
Segundo Curi, o Centro do Estado precisava de estímulos para crescer e se desenvolver e um dos fatores importantes neste processo é uma boa infraestrutura rodoviária. “Com acessos facilitados, aumentam as possibilidades de atração de investimentos privados, que são fundamentais para gerar oportunidades de emprego e renda”, considerou o deputado.
Para o deputado, a logística estadual terá um avanço importante. “A duplicação da PRC-466 cria um novo corredor de transportes, ligando o Centro-sul paranaense à região Oeste, que é uma das áreas agrícolas mais produtivas do Paraná”, explica Curi. “A duplicação melhora as condições de escoamento de safras”, acrescenta o parlamentar.
Projeto – De acordo com o governo estadual, o projeto de duplicação da PRC-466 está previsto para ser iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. A obra será dividida em dois lotes e abrange a ampliação da rodovia num trecho de 83,8 quilômetros. As intervenções contemplam ainda vias marginais e intersecções, separando o tráfego local e de longa distância.
O primeiro trecho a receber intervenção tem 44,5 quilômetros, saindo da área norte de Pitanga até o perímetro urbano de Turvo. O segundo lote, com 38,3 quilômetros de extensão, vai de Turvo até o trecho já duplicado em Guarapuava.
Mato Rico – Curi ressalta que nos últimos anos a realidade regional está sendo modificada e cita outro projeto muito importante para os municípios, que é pavimentação da estrada entre Pitanga e Mato Rico. “Foram muitos anos até que conseguimos tornar este projeto uma realidade. Hoje, a obra está acontecendo e logo poderemos tirar Mato Rico da lista de cidades sem acesso pavimentado. Isso representa mais qualidade de vida para todos”, aponta o deputado.
Foto: Orlando Kissner/Alep