O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, reuniu-se nesta quinta-feira (15), em Londrina, com prefeitos de cidades que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), ao lado do secretário das Cidades, Guto Silva. No encontro, o parlamentar reforçou que o Paraná vive um momento especial, com recursos disponíveis em diversas áreas do Governo do Estado para apoiar o desenvolvimento local.
“O Paraná nunca viu um volume tão grande de recursos públicos liberados para os municípios. Aproveitem esse momento”, afirmou Curi. “Se o município apresentar um bom projeto ao Estado, os prefeitos vão voltar para suas cidades com recursos garantidos, graças às boas políticas públicas que o governo estadual está implementando”, completou o deputado.
O presidente do Legislativo ressaltou ainda que, só neste ano, a Assembleia vai devolver R$ 520 milhões aos cofres do Estado — e todo esse valor será direcionado ao apoio aos municípios, conforme compromisso assumido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “Essa parceria entre Legislativo e Executivo permitiu, entre outras ações, a realização do programa Asfalto Novo, Vida Nova”, exemplificou.
Curi destacou também o perfil municipalista da grande maioria dos deputados e deputadas do Paraná, assim como da administração estadual. “A Assembleia e o governo vivem uma harmonia extraordinária, que permite um grande apoio aos prefeitos”, pontuou. “As pessoas vivem nas cidades — e é ali que as coisas devem acontecer”, acrescentou.
Estradas – O deputado explicou ainda que, hoje, no Paraná, é possível promover parcerias público-privadas para a modernização de estradas, por meio da doação de projetos de engenharia por empresas ou consórcios, viabilizando a execução das obras pelo Estado. Na região Norte, segundo o deputado, uma das rodovias que deve ser contemplada por essa modalidade é o trecho da PR-170 que liga Rolândia a Porecatu. Ele orientou os prefeitos a ficarem atentos a essa possibilidade.