Os deputados estaduais Alexandre Curi e Cobra Repórter protocolaram, na terça-feira (27), um requerimento solicitando a implantação de delegacias e varas judiciais especializadas em idosos. “Precisamos garantir essa priorização. Os idosos precisam desse atendimento diferenciado e especializado”, afirmou Curi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná.
De acordo com a justificativa do documento, a maioria das demandas judiciais em que idosos figuram como parte, demoram para o seu sentenciamento e conclusão, sendo que em reiterados casos, idosos veem suas prerrogativas prejudicadas pelo transcurso do tempo, ou até mesmo adoecendo e falecendo no trâmite processual, sem presenciar seus direitos garantidos ou o desenrolar do devido processo legal com celeridade.
Sobre as delegacias, os deputados acreditam que, como existem as especializadas, como a Delegacia da Mulher, porque não ser criado uma para os idosos? “É nosso papel como legislador também o de buscar soluções que melhorem a qualidade do atendimento à população, e os idosos merecem sim prioridade”, disse Curi.
O requerimento foi direcionado ao governador Ratinho Junior e ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.