Deputados voltam de Paranaguá com mais de 150 demandas

Os deputados estaduais do Paraná voltaram de Paranaguá, local da terceira edição da Assembleia Itinerante, com mais de 150 demandas da população e de entidades do litoral paranaense. A solenidade ocorreu nesta quarta, 5, na 11ª Festa da Tainha. Somadas com as demais edições, mais de 650 reivindicações e sugestões foram feitas aos parlamentares, mostrando mais uma vez a importância de estreitar os laços do Poder Legislativo com os cidadãos do nosso Estado.

Um dos principais objetivos da Assembleia Itinerante é aproximar a população da política e do processo legislativo, incentivando a participação popular e a democracia participativa. Além disso, é uma oportunidade para que os deputados conheçam de perto as necessidades e realidades das diferentes regiões do estado, o que pode contribuir para a elaboração de políticas públicas mais efetivas. Já foram realizadas edições em Londrina, Maringá e agora Paranaguá.

“Sempre digo que a política só faz sentido se for para melhorar a vida das pessoas. E só conseguimos melhorar a vida das pessoas se formos até elas, ouvir seus problemas, suas aspirações, compreender suas necessidades. E é isso que fazemos tirando os deputados e a estrutura da Assembleia do Centro Cívico de Curitiba e levando para as diversas regiões do Estado”, discursou Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, que presidiu a sessão.

Dentre as entidades de Paranaguá que entregaram demandas estão, por exemplo, o Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral; o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Paranaguá; a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá; a Adetur Litoral; a Frente Intersindical de Paranaguá; Federação dos Aquicultores e Pescadores entre outras. Entidades das cidades da região, como Matinhos, também apresentaram diversas solicitações aos deputados.

Entre as reivindicações estão a ponte de Guaratuba, melhorias na BR-277, implantação da Delegacia da Mulher de Paranaguá, melhorias no Hospital do Litoral, construção de um Centro de Especialidades, aumento do efetivo policial. “Outra reivindicação que já passei para que nossa equipe analise é a de revisão e implementação do ICMS Ecológico no litoral e da elaboração de alternativas para a questão dos resíduos sólidos na região. Daremos, também, atenção especial às questões do turismo e do funcionamento do Porto, as molas propulsoras da economia do nosso litoral”.

Homenageados

Além de proporcionar a discussão e apresentação das demandas regionais, na solenidade foram homenageadas diversas autoridades locais. Curi escolheu cinco nomes que representam diferentes áreas de atuação. São eles: Rafaela Takasaki Corrêa, diretora executiva das Balas de Banana Antonina, uma marca registrada de nosso litoral; Maykool Roberto Barbosa de Oliveira, da Logic Transportes, um dos grandes empregadores da região; Marlon Ilg, da Associação de preservação ferroviária, responsável pela nossa charmosa Maria Fumaça; Nilson Viana, servidor do Porto de Paranaguá desde 1970, testemunha e personagem de toda a transformação histórica do nosso porto e Henrique Paulo Schmidlin, o Vitamina, pioneiro no montanhismo em nosso estado, o primeiro a desbravar a Serra do Mar.

Alexandre Curi