Durante quatro dias, entre 12 e 15 de abril, a cidade de Londrina foi a sede do Poder Legislativo no Paraná. Durante a 61ª edição da ExpoLondrina, a maior feira agropecuária da América Latina, a estrutura da Assembleia, os deputados estaduais e suas equipes deslocaram-se para a segunda maior cidade do estado, no projeto de descentralização das atividades do Legislativo. Durante a passagem pela cidade, foram realizadas audiência pública, reuniões de trabalho e uma sessão especial que marcaram a interiorização da Assembleia, aproximando os deputados dos cidadãos para ouvir demandas e discutir soluções para questões regionais.
No período, a Assembleia Legislativa do Paraná funcionou em um stand montado dentro do Parque de Exposições Ney Braga. Nele, os deputados atenderam à população, fizeram reuniões de trabalhos e receberam centenas de sugestões de projetos de lei e emendas orçamentárias através de uma urna instalada com esse objetivo.
Na noite de quarta-feira (12) a Assembleia ainda realizou uma audiência pública sobre a segurança nas escolas, em que o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, antecipou as medidas adotadas pelo Estado para prevenir invasões e ataques em escolas.
Na quinta-feira, uma sessão especial da Assembleia reuniu mais de 20 parlamentares em Londrina para homenagear personalidades da região e receber documentos com reivindicações das principais entidades da sociedade civil e do setor produtivo de Londrina.
“O primeiro evento da Assembleia Itinerante foi um sucesso. Com grande participação dos nossos deputados estaduais e a presença, ainda, de secretários de Estado e deputados federais prestigiando nosso evento. Mas o mais importante era garantir a participação da sociedade londrinense. O auditório lotado, a representatividade de diversas entidades da região e de prefeitos e vereadores de Londrina e dos municípios do entorno, mostra que o objetivo foi atingido. Saímos de Londrina com documentos robustos, com diversas sugestões de proposições que serão analisadas por nossas equipes técnicas e passarão a tramitar na Assembleia”, comentou o primeiro secretário da Assembleia, Alexandre Curi.
Na opinião do presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, a presença da Assembleia engrandece a maior feira agropecuária da América Latina. “A ExpoLondrina reúne os principais setores da economia, além de produtores agrícolas, empresários e visitantes de uma forma geral. Ter a Assembleia Legislativa aqui dentro contribui para fomentar esse palco de discussão de políticas para o setor. Também nos oportunizou entregar, em mãos, uma série de demandas e sugestões de infraestrutura para o melhor desenvolvimento da região Norte do Paraná. Acreditamos que através deste pleito nossas necessidades chegarão mais perto do governador”, avaliou.