Dois anos após seu falecimento, Barcímio Sicupira Junior teve sua importante contribuição para o futebol paranaense e brasileiro com o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
A homenagem foi uma iniciativa dos deputados Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli, Ademar Traiano e o ex-parlamentar Galo. Sua esposa Lenita, seus filhos e netos participaram do evento.
“Nossa homenagem, infelizmente, está sendo feita in memorian. Apresentamos o projeto em fevereiro de 2021. A lei foi aprovada em outubro daquele ano, mas não deu tempo de o título ser entregue em vida. Sicupira nos deixou em 7 de novembro daquele ano. No entanto, é com muita honra que estou aqui, hoje, para homenagear o maior artilheiro e maior ídolo do clube de futebol mais popular e mais vencedor do estado e um dos maiores nomes do rádio esportivo paranaense”, discursou Curi.
Sicupira nasceu na Lapa e iniciou sua carreira no futebol no extinto Ferroviário, em Curitiba, em 1964. Jogou no Botafogo, Botafogo de Ribeirão Preto e pelo Corinthians. O ápice da sua carreira foi no Athletico Paranaense entre 1968 e 1976, onde é até hoje o maior artilheiro do clube, com 158 gols marcados.