O Instituto Lanterna Luminosa (ILL), com sede em Curitiba, vai receber o título de Utilidade Pública. O projeto de lei que concede o reconhecimento foi proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e aprovado pelo plenário na sessão de terça-feira (01). A instituição realiza ações de promoção da cidadania, de inclusão social e assistência às comunidades mais vulneráveis.
Na justificativa apresentada, o deputado destaca ainda outras finalidades da organização, como a realização de projetos de proteção e atendimento à família, apoio à infância, à juventude e aos idosos. Além disso, promove programas preventivos de combate às drogas e à promoção da saúde mental e física, e campanhas educativas e ações terapêuticas. Outro foco do ILL é a geração de renda e estimulo ao empreendedorismo.
“O compromisso do Instituto com a inclusão social e a igualdade é evidenciado por suas ações direcionadas a grupos específicos, como mulheres, pessoas com deficiência e indivíduos em situação de vulnerabilidade”, afirmou Curi. O deputado salientou ainda que o ILL oferece acesso gratuito a atividades culturais e educativas, fomentando o desenvolvimento de habilidades e a ampliação de oportunidades.