O grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) arrematou o Lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do Paraná com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão. Isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919). “É o começo de uma nova história no Paraná, com um contrato muito mais modernos, preços justos e um grande pacote de obras, o que vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul”, disse Ratinho Junior. “Nós encerramos um capítulo triste com as antigas concessões e agora estamos começando uma modelagem muito mais segura e inovadora”, disse o governador Ratinho Jr.
O leilão foi realizado nesta sexta-feira (25) na Bolsa de Valores, em São Paulo. Foram duas propostas. O Consórcio Infraestrutura Paraná apresentou desconto de 8,3%.
“Sempre é bom lembrar o papel fundamental que a Assembleia Legislativa teve neste processo. Fizemos audiências públicas em todo o estado, discutimos o modelo inicialmente proposto e mostramos que o paranaense não aceitava aquela modelagem. Isso foi fundamental para que o processo fosse revisto e um novo projeto desenhado, para chegarmos no dia de hoje, no primeiro dos seis leilões, com um desconto de mais de 18% na tarifa base apresentada. Esse desconto seria impossível na modelagem anterior”, frisou o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, que participou do evento de arrematação na B3,
A nova empresa arrematou 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná e deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período.O contrato será de 30 anos. Segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esse edital deve gerar 81,7 mil empregos.