Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) é um dos autores do projeto de lei que obriga a instalação de cancelas nas passagens de nível em todas as cidades do Paraná. Para prevenir acidentes, como o ocorrido em Jandaia do Sul, no dia 9 de março, em que três pessoas morreram após a colisão de um trem com um ônibus, o projeto prevê que todas as interseções entre uma linha férrea e uma rua ou estrada tenha cancela automática que impeça o cruzamento de veículos no momento da passagem de trens.
Pela iniciativa, as passagens de nível deverão utilizar sinalização horizontal e vertical, contendo obrigatoriamente linha de retenção, faixa contínua, retângulo de advertência, indutor de redução de velocidade, olho de gato, aviso de “pare”, sonorizador, poste com placas e sinais luminosos, cancela automática placas de limite de velocidade e braço aéreo com placas e sinais luminosos.
Para Alexandre Curi, a relação entre trens que cruzam cidades, carros e pedestres sempre foi difícil. “O lamentável episódio de Jandaia do Sul só é mais um na lista de acidentes envolvendo passagens de nível. Trata-se de uma questão complicada porque pelas ferrovias se escoa a produção, fundamental para o desenvolvimento. Assim, o projeto pretende regulamentar a questão destes cruzamentos, procurando dar mais segurança tanto para a população quanto para os próprios maquinistas”, explicou.
Assinam o projeto, ao lado de Curi, os deputados Ademar Traiano (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Maria Victória (PP). “Muitas das passagens de nível existentes em nosso Estado estão abandonadas, sem qualquer tipo de sinalização colocando em risco a vida dos pedestres e motoristas que são obrigados a atravessarem a via férrea todos os dias. É de suma importância que estes cruzamentos sejam sinalizados de forma contundente para evitar que acidentes ocorram e vidas sejam perdidas”, destaca a justificativa do projeto.