A Casa do Povo tem que ir ao encontro do povo

  • Artigo originalmente publicando no jornal Paraná Norte

 

Há um ano, começamos, por Londrina um dos programas mais empolgantes dessa atual Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná: A Assembleia Itinerante. Desde então, já realizamos 10 sessões deste projeto, que leva os deputados estaduais e toda a estrutura da Assembleia para as diferentes regiões do estado. Durante dois ou três dias, a sede do Poder Legislativo deixa o Centro Cívico de Curitiba e passa a ser em algum dos outros 398 municípios do estado.

Nesta passagem pelo interior, os deputados ficam à disposição das lideranças locais, da sociedade civil organizada e de qualquer cidadão paranaense que queira conversar, cobrar, dar ideias a seus representantes parlamentares. Realizamos, também, uma sessão oficial da Assembleia na cidade e homenageamos personalidades locais que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Paraná.

A mais recente edição, no final de janeiro, ocorreu em Arapongas, no Norte do Estado, durante a Movelpar Home Show 2024. Na ocasião, pudemos homenagear os empresários do setor moveleiro da região, que empregam mais de 19 mil pessoas e são responsáveis por 10% de toda a produção nacional de móveis, o que fez a cidade ser reconhecida como Capital Moveleira Nacional. Sempre digo que receber uma homenagem da Assembleia Legislativa é ser reconhecido pelo povo do Paraná, pois os deputados são seus legítimos representantes. E o povo do Paraná, sem dúvidas, aplaude o importante trabalho da indústria de móveis da região, que leva o nome do Paraná, com excelência, para todos os cantos do país e, também, ao exterior.

Nestas 10 edições, recebemos mais de 3 mil sugestões e reivindicações nas cidades por onde passamos (Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Ponta Grossa, Irati, Fazenda Rio Grande, Santo Antônio da Platina, Dois Vizinhos e Arapongas). Estamos respondendo uma a uma, e dando o encaminhamento adequado às consideradas viáveis. Muitas já viraram emendas ao Plano Plurianual e ao Orçamento do estado, algumas basearam novos projetos de lei e outras estão sendo encaminhadas para o Poder Executivo.

Uma situação emblemática, que simboliza o espírito da Assembleia Iitinerante, ocorreu em Santo Antônio da Platina. Alunos do Colégio Estadual Tiradentes visitaram o estande da Assembleia na EFAPI e deixaram, na urna que é disponibilizada à população, diversos pedidos para que se viabilizasse a cobertura da quadra esportiva da escola, para permitir a realização de atividades físicas mesmo nos dias de chuva. Um dos alunos, inclusive, desenhou a escola e a quadra. A reivindicação, que dificilmente chegaria aos gabinetes em Curitiba, sensibilizou os deputados, que emendaram o Orçamento e garantiram recursos para a obra já neste ano de 2024.

Se a Assembleia Legislativa é a Casa do Povo, ela precisa ir ao encontro do povo.

Alexandre Curi