Gestão eficiente e novas conquistas no primeiro semestre do Legislativo paranaense

O primeiro semestre foi recheado de conquistas para todos os paranaenses. Essa é a opinião de Alexandre Curi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A Casa de Leis do Paraná teve grande participação nesse processo, tanto na elaboração de leis como também se aproximando da população e financiando, em parceria com o Executivo, projetos em todo o Paraná.

Como balanço do primeiro semestre, Curi citou dentre vários itens a ampliação da representativa na Assembleia com a criação da Comissão do Idoso, Igualdade Racial e de Minas e Energia, além da Comissão para avançar na transparência institucional, o que fez a Alep chegar a 8º lugar das Assembleias do Brasil. “Mas ainda vamos avançar muito mais”.

Outros pontos importantes citados por ele foram o anúncio de um concurso público depois de 40 anos e investimentos na informatização interna. “Além disso, obviamente, o trabalho legislativo em si, como a criação de diversas leis e atendimento de demandas, a aprovação da LDO e iniciativas participativas, como o da Comissão de Orçamento, que está visitando o interior para ouvir as demandas de todos para os próximos 30 anos”.

No entanto, os principais destaques foram o programa Asfalto Novo, Vida Nova e a Assembleia Itinerante.  O Asfalto Novo, Vida Nova é fruto de uma parceria do Governo do Paraná e da Assembleia Legislativa do Paraná, com R$ 500 milhões de reais destinados para municípios de até 7 mil habitantes. O programa contempla o asfaltamento de vias principais, galerias pluvias, plantio de árvores, calçadas entre outros. “Hoje mesmo estive no Palácio do Iguaçu e mais três municípios foram contemplados. Com esses recursos, eles vão atingir 100% de pavimentação”, comemorou Curi.

Já a Assembleia Itinerante, que tem como objetivo aproximar a população da política e do processo legislativo, incentivando a participação popular e a democracia participativa, é considerado por ele um sucesso.

“Já temos dois municípios marcados para iniciarmos o segundo semestre: Castro (10 de agosto) e Santo Antônio da Platina (17). Essa aproximação do Poder Legislativo paranaense veio para ficar. Estamos com mais de 700 sugestões e reivindicações do povo paranaense, recebidas nas nossas três edições e pelo nosso site”.

2º semestre

De acordo com Curi, o segundo semestre também será de muito trabalho e com uma série de grandes conquistas sendo realmente efetivadas, como o leilão na Bolsa de Valores do primeiro lote de rodovias no Estado, realizado depois de muitos anos de trabalho conjunto no Paraná e também com auxilio do governo federal.

Outros avanços como a privatização da administração da Copel (governo do Paraná continuará como maior acionista), privatização da empresa paranaense de gás e também novas parcerias público-privadas feitas pela Sanepar devem ocorrer. “O Paraná está avançando em muito em privatizações e terceirizações, com o governador cumprindo seu papel. Nosso segundo semestre também será de muitas conquistas e avanços no Paraná”, comentou.

Alexandre Curi