Primeiros lotes do novo pedágio do Paraná estão prontos para irem a leilão

Acordo assinado com entre o Governo do Paraná e o Governo Federal selou a realização do leilão dos lotes 1 e 2 das rodovias paranaenses. Depois de anos de negociação e do fim dos contratos de pedágio mais caros do Brasil, o Paraná avança rumo a tarifas menores e grandes obras de infraestrutura rodoviária. A previsão é que os editais sejam lançados nas próximas semanas.

O documento assinado delega as rodovias estaduais à União, o que possibilita uma nova concessão à iniciativa privada. Os leilões serão feitos na Bolsa de Valores em agosto e setembro. As empresas vencedoras devem assumir a concessão no último trimestre de 2023.

O novo modelo de pedágio assinado pelo Paraná é considerado uma importante conquista para o estado, pois representa uma mudança significativa em relação ao modelo anterior, que era criticado por diversos aspectos, como tarifas elevadas e falta de transparência na gestão dos recursos arrecadados. Os pilares sempre defendidos durante o processo de elaboração do novo formato de concessão inovador, debatido amplamente pelas entidades e órgãos representativos do Paraná, foram mantidos: preço baixo e justo, ampla disputa e garantia de obras.

“Depois de anos construindo um modelo de pedágio entre os setores produtivos, o governo estadual, federal e também a Assembleia Legislativa do Paraná, demos um importante passo. Os paranaenses pagaram durante 24 anos o pedágio mais caro do Brasil e infelizmente as obras não aconteceram. Estamos agora escrevendo uma história diferente, muito mais próspera e justa”, comentou o deputado Alexandre Curi, que participou ativamente da elaboração do novo modelo.

Lotes

O Lote 1 vai incluir o Contorno Norte de Curitiba (PR-418), o Contorno Sul de Curitiba até o Trevo do Tatuquara (BR-277), a ligação entre Curitiba e Araucária (BR-476), a ligação entre Araucária e Campo Largo (PR-423) e entre Araucária e a Lapa (BR-476), a rodovia entre a Lapa e a BR-277 (PR-427), a rodovia entre Curitiba e o Trevo do Relógio, perto de Guarapuava (BR-277), e a BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio.

O Lote 2 contempla a ligação entre Curitiba e Porto de Paranaguá (BR-277), entre a BR-277 e Matinhos (PR-508) e Pontal do Paraná (PR-407), e também entre as ligações da rodovia federal com Morretes e Antonina (PR-408 e PR-410). Os Campos Gerais e o Norte Pioneiro também estão incluídos no pacote, com a ligação entre Ponta Grossa e Sengés (BR-373, PR-151 e PR-239), entre Jaguariaíva e a divisa com São Paulo, próximo a Jacarezinho (PR-092 e BR-153), e dessa divisa até Cornélio Procópio (BR-369 e PR-855).

Os investimentos devem alcançar R$ 7,9 bilhões no Lote 1 e R$ 10,77 bilhões no Lote 2.

Alexandre Curi